Ensino Fundamental

Oferecemos um curso de qualidade voltado para a demanda do mundo moderno, adequado às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais, essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

O exercício da cidadania exige pleno acesso à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.

O domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas e os domínios do saber presentes nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático com as tantas exigências que se impõem, são os princípios norteadores de nosso Ensino Fundamental.

Ensino Médio

Nosso curso é planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito humano, referencial desta última etapa da Educação Básica.

O ensino médio configura-se como um momento em que necessidades, interesses, escolhas, curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados, produzindo aprendizagens socialmente significativas. Pressupõe uma formação básica e abrangente na qual o aluno do Colégio Petrópolis alcançará um patamar máximo em termos culturais que servirá para o prosseguimento, aprofundamento e especialização na área profissional escolhida.

O objetivo curricular maior do Ensino Médio é instrumentalizar, fornecer ferramentas e subsídios para que os alunos estejam aptos a seguir qualquer projeto de vida com brilhantismo e uma rica bagagem cultural. A integração e o preparo pessoal do adolescente dentro do mundo em que vive e pelo qual é responsável, faz parte de nosso trabalho, além de qualificá-lo para o ensino superior e capacitá-lo a cursar os cursos escolhidos nas melhores instituições.

Destacamos em nosso currículo a educação tecnológica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

Quanto aos vestibulares, orientamos para que o aluno adquira critérios atualizados, válidos e seguros para a escolha de sua futura profissão. Sinalizamos universidades que estejam em consonância com seu projeto de vida e a dimensão que busca na carreira. Inúmeros simulados para vestibulares são realizados durante o ano e o plantão de dúvidas é permanente, para o aprofundamento de estudos e solução de dúvidas com vistas ao apoio de sua aprendizagem.