Berçário

Nosso berçário tem como objetivo norteador do trabalho pedagógico a qualidade das interações estabelecidas pelas crianças, nos vários espaços de convivência e nos aspectos que envolvem o seu desenvolvimento emocional, afetivo, motor e intelectual.

Cada criança tem o seu tempo para aprender a sentar, engatinhar, andar e falar. Porém, a qualidade das intervenções das educadoras, tornam-se ações mediadoras, capazes de auxiliá-las em seus percursos, construindo desde muito pequenas, caminhos rumo ao desenvolvimento e aprendizagem.

Além do absoluto cuidado nas questões de higiene e alimentação diária dos bebês, contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais altamente qualificados, responsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar dos nossos pequenos.  Contamos diariamente com uma enfermeira, responsável pela rotina dos bebês, uma nutricionista que supervisiona os cardápios, adequando-os às necessidades individuais, e uma médica pediatra responsável pela puericultura e orientação aos pais.

O Berçário Aquarela recebe crianças a partir dos quatro meses de idade reafirmando o mesmo padrão de excelência com que é reconhecido o Colégio Petrópolis Aquarela, nestes 22 anos de história na educação de São Bernardo do Campo.

Educação Infantil

Vivemos um momento em que a educação e as novas metodologias estão constantemente em discussão. Sabemos que as informações transmitidas aos alunos não se transformam em conhecimento sem as significativas e adequadas mediações dos professores no processo de ensino-aprendizagem.

Para nós, cada aluno é único e o movimento de apropriação e construção de conceitos é vivido individualmente e a seu tempo. Tais questões, associadas à filosofia educacional concebida ossa instituição, legitimam a construção do conhecimento como proposta norteadora de nosso trabalho pedagógico.

Com um currículo diversificado, amplo e atualizado, contamos com um acervo de recursos técnico-pedagógicos e profissionais altamente qualificados numa proposta pedagógica que abrange os diferentes saberes que compõem a formação humana, organizada para favorecer o desenvolvimento de capacidades, mediadas pelas linguagens e os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, nos eixos: construção da identidade, participação na vida social, organização do trabalho, construção da autonomia e tratamento da informação.

Concebemos a criança e suas múltiplas dimensões como eixo norteador do trabalho e não uma série de conteúdos a serem aprendidos.

Ensino Fundamental

Oferecemos um curso de qualidade voltado para a demanda do mundo moderno, adequado às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais, essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

O exercício da cidadania exige pleno acesso à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.

O domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas e os domínios do saber presentes nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático com as tantas exigências que se impõem, são os princípios norteadores de nosso Ensino Fundamental.

Ensino Médio

Nosso curso é planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito humano, referencial desta última etapa da Educação Básica.

O ensino médio configura-se como um momento em que necessidades, interesses, escolhas, curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados, produzindo aprendizagens socialmente significativas. Pressupõe uma formação básica e abrangente na qual o aluno do Colégio Petrópolis alcançará um patamar máximo em termos culturais que servirá para o prosseguimento, aprofundamento e especialização na área profissional escolhida.

O objetivo curricular maior do Ensino Médio é instrumentalizar, fornecer ferramentas e subsídios para que os alunos estejam aptos a seguir qualquer projeto de vida com brilhantismo e uma rica bagagem cultural. A integração e o preparo pessoal do adolescente dentro do mundo em que vive e pelo qual é responsável, faz parte de nosso trabalho, além de qualificá-lo para o ensino superior e capacitá-lo a cursar os cursos escolhidos nas melhores instituições.

Destacamos em nosso currículo a educação tecnológica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

Quanto aos vestibulares, orientamos para que o aluno adquira critérios atualizados, válidos e seguros para a escolha de sua futura profissão. Sinalizamos universidades que estejam em consonância com seu projeto de vida e a dimensão que busca na carreira. Inúmeros simulados para vestibulares são realizados durante o ano e o plantão de dúvidas é permanente, para o aprofundamento de estudos e solução de dúvidas com vistas ao apoio de sua aprendizagem.