Proposta Pedagógica

 

Arrojado, diferenciado, mediador e contínuo…

Centrada na formação integral do indivíduo, oferecemos condições ao aluno para ampliar as potencialidades cognitivas, afetivas e sociais. Participamos do processo de ensino-aprendizagem disponibilizando diversas ferramentas e técnicas, voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências, contribuindo para a autonomia e realização de seus sonhos.

Para a sua formação acadêmica, trabalhamos com um currículo abrangente, com conhecimentos em diversas áreas, professores altamente qualificados, excelente material didático e um sistema de ensino que proporciona a construção de conceitos, sistematização e revisão dos mesmos, sedimentando os conhecimentos adquiridos na memória de longo prazo. Incentivamos a criação de hábitos de estudo imprescindíveis para uma formação sólida, eficaz e eficiente diante das exigências sociais e compatíveis com o mundo do trabalho.

Assim, oportunizamos ao aluno, implementar um currículo que vai além da formação acadêmica, com cursos de extensão cultural, esportes, idiomas e tecnologia, num contexto favorável à atuação que transpõe os muros escolares.

O Colégio desenvolve também, projetos relacionados à formação de valores, sensibilizando o aluno para as questões sociais e ambientais, por meio de atuações solidárias e cidadãs que concorrem para a melhoria do planeta e para ações diretamente ligadas às comunidades carentes do entorno escolar. Promove também, encontros com especialistas de diferentes áreas, que conversam diretamente com pais e alunos, refletindo sobre temas atuais e transformando idéias em ações.

 

Orientação Educacional

Assim é o trabalho da equipe de Orientadores Educacionais que está à disposição de pais e alunos para contribuir com a formação integral do educando, auxiliando-o a tornar-se criativo, crítico e emocionalmente equilibrado, de forma a estar comprometido com a aprendizagem, consciente de sua capacidade e participante ativo da sociedade em que vive.

Atenta ao desenvolvimento do aluno, a Orientação Educacional visa o fortalecimento de sua auto-estima e autonomia, atua como elo entre o aluno, a família e a escola promovendo condições que favoreçam o seu desenvolvimento global garantindo um ambiente produtivo para a aprendizagem.

Acolher o aluno, o pai e o educador em suas necessidades, num clima de respeito e privacidade, é essencial para uma eficaz intervenção educativa.

 

Sistema de Avaliação

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é de responsabilidade da escola e é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo como um dos seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno em relação á programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa de escolaridade.

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é de responsabilidade da escola e será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada etapa da escolaridade.

Para efeito de promoção, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 6 (seis) no Ensino Fundamental e 5 (cinco) no Ensino Médio, em todos os instrumentos de avaliação aplicados.