A educação básica tem por finalidade, segundo a LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Essa finalidade, imediatamente, nos remete a todo o arsenal de competências que um indivíduo tem de ter para ingressar no mundo do trabalho. Sabedores que o ingresso é apenas o primeiro passo diante de tamanha preparação, o Colégio Petrópolis Aquarela investe na formação integral do ser humano, oferecendo cursos e projetos, de acordo com a faixa etária, que efetivamente desenvolvam a habilidade física e motora, intelectual, cultural e tecnológica.

 

Enriquecimento Cultural

 

Criatividade em profusão, expansão de idéias, de ideais e de sensibilidades. Exercício de ver, de olhar, de descoberta e redescoberta do mundo por meio das palavras, da música, do corpo, da dança e de outras tantas formas de interagir com a magia das artes.

Desenvolver o pensamento artístico, o olhar estético, a vivência musical, a harmonia dos movimentos e a capacidade de interpretar, são algumas das muitas habilidades desenvolvidas, nos cursos de Extensão Cultural.

 

Atividades

Teatro

Nas aulas de teatro trabalha-se o espírito de equipe em que cada um traz suas idéias e realiza suas funções, a observação e a concentração, a imaginação, o domínio do espaço, a liberação e o controle da potência vocal, além da capacidade de interpretação.

O teatro como forma de expressão artística contribui para a formação da criança e do adolescente, tornando-os mais criativos, participativos, sensíveis, além de favorecer seus relacionamentos interpessoais e sociais, transformando-os em seres mais completos.

Coral

O corpo e a voz foram os primeiros instrumentos musicais que o homem conheceu. Em exercícios práticos e por meio de repertório musical, esta oficina pretende fornecer meios de expressão através do canto e da percussão corporal.

O Coral Petrópolis reafirma que a música é, sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão. Influi na afetividade, nas percepções e nos sentimentos de nossas crianças e jovens.

Ritmos Dançantes

As danças em geral, como uma atividade física, trazem vários benefícios para o corpo.

As aulas caracterizam-se por sequências coreográficas, através das quais, o aluno, de forma descontraída, executa movimentos naturais e simplificados, estimulando a coordenação motora, o ritmo e a expressão. Além disso, os benefícios cardiorrespiratórios são notórios, pois é uma atividade extremamente prazerosa e que proporciona um ótimo condicionamento físico.

Idiomas

EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensinar uma língua estrangeira para crianças é um grande desafio, mas deve ser também prazeroso para o professor.

Para a criança, o processo de aprendizagem deve ser significativo e divertido. (LEARNING + ENJOYMENT).

Crianças são repletas de energia e precisam ser incentivadas e orientadas para usufruírem adequadamente de seu tempo. O professor é responsável por pesquisar, selecionar, promover atividades e jogos variados e exercícios de fixação que lhe proporcionem aprender o novo idioma de forma lúdica e eficaz.

Na AQUARELA, as aulas de inglês são definidas como “hands-on”, quando os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas.

Desenhar, colorir, cantar e dramatizar são rotinas que têm como objetivo motivar os alunos a aprender uma nova língua. Nesta faixa etária não é possível tratar a língua como futuro instrumento de trabalho, mas sim como algo significativo em tempo real.

O trabalho em grupo (group work) acontece o tempo todo – deixa-se claro a noção de cooperação que permeia toda a vida acadêmica e social.

Estimulamos, prioritariamente, o desenvolvimento da habilidade de compreensão e produção oral (listening/speaking), utilizamos variados recursos, entre eles, livros, levando-se em conta o conhecimento de mundo do aluno, sua capacidade de inferir, prever e associar.

A avaliação do processo de aprendizagem é feita no dia-a-dia, observando-se e valorizando-se as estratégias desenvolvidas como também a produção lingüística (on-going formative assessment).
Observa-se nessa fase, os diferentes estilos de aprendizagem (learning styles) que necessitam ser compreendidos pelo professor.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

Estudos mostram que ao iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira na primeira infância, as chances de se tornar proficiente será maior.

Neste sentido a motivação, o tempo e a qualidade de exposição à língua são imprescindíveis.

Em nosso Colégio promovemos atividades com o nível apropriado – propostas muito fáceis levam ao tédio e difíceis levam à desmotivação e desinteresse.

Nesse aspecto, o “fazer” concreto é muito importante para a fixação e daí a técnica do TPR (Total Physical Response) ser valorizada – alunos reagem fisicamente a um estímulo, tais como um comando ou indicação.

O professor tem o desafio de contemplar todos os estilos de aprendizagem (learning styles) por meio de atividades variadas que permitem aos alunos a retenção e processamento novas informações. Também instiga os alunos a desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagem.

Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).

A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis Aquarela, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Unidade de Cambridge.

Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Conhecer a origem da língua inglesa, observar a influência que outros povos exerceram na sua formação, buscar compreender como e porquê esse idioma se tornou indispensável na atualidade e como influencia nossas vidas são alguns de nossos objetivos com os alunos dessa faixa etária.

Os professores preparam suas aulas com o objetivo de tornar a experiência ensino-aprendizagem positiva e significativa para os alunos e promovem atividades variadas e dinâmicas, envolvendo-os e motivando-os.

O aprendiz é protagonista e não espectador, e sua realidade faz parte do contexto em que a comunicação ocorre. Ensino e aprendizado são vistos como atividades que ocorrem num plano pessoal-psicológico.

Nossa proposta inclui:

Assuntos do cotidiano, evocados para tornar os exemplos mais claros e significativos;
Internet – tanto para exercícios como também para fonte de pesquisa. Sabemos que este é uma ferramenta eficaz, já presente no cotidiano dos adolescentes, promovendo assim familiaridade e interesse;

Revistas importadas que promovem a conscientização do aspecto cultural da língua – nesta fase o adolescente já é capaz de perceber a importância do aprendizado de uma língua estrangeira, para sua utilização futura na vida profissional e/ou social;
Adoção e exploração de livros paradidáticos que reforçam a importância da língua estrangeira – instrumento de ampliação de conhecimento de mundo;
Aulas preparatórias para exames internacionais – oferecidas para que os alunos conheçam melhor os exames e sintam-se mais seguros ao prestá-los.

Nosso colégio apresenta médias de aprovação superiores às médias nacionais.

Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).

Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.

Nas aulas de espanhol, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio utilizam material preparatório para o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), da Universidade de Salamanca.

Os alunos revisam e aprofundam todo o conteúdo gramatical que já estudaram, ampliam o vocabulário e se preparam para o exame utilizando simulados parciais.

Nas aulas de inglês, muitos alunos expressam interesse em prestar os exames de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e, por esse motivo, optaram por freqüentar as aulas preparatórias que lhes dá a oportunidade de prática extensiva na língua.

A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Universidade de Cambridge.

Sucesso! É o que acreditamos depois de tanto empenho!

ENSINO MÉDIO

Aprender inglês tem significados diferentes, nas diferentes fases da vida acadêmica.

Aprender inglês pode significar conhecer sua estrutura, saber formar frases interrogativas e negativas sem errar, memorizar os verbos irregulares, algum vocabulário, e até transformar frases para a voz passiva para atingir um bom resultado nas provas bimestrais e no vestibular.

Entretanto, queremos que nosso aluno esteja preparado, para falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar filmes e notícias da BBC ou da CNN, ter acesso a toda informação disponível na Internet, enfim, ser capaz de se comunicar, argumentar e defender seus pontos de vista.

O vestibular é o grande desafio desta fase. Contamos com material específico – ETAPA e ainda com livros especializados que preparam para os exames internacionais.

Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).

Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.

Nas aulas de espanhol, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio utilizam material preparatório para o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), da Universidade de Salamanca.

Os alunos revisam e aprofundam todo o conteúdo gramatical que já estudaram, ampliam o vocabulário e se preparam para o exame utilizando simulados parciais.

Nas aulas de inglês, muitos alunos expressam interesse em prestar os exames de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e, por esse motivo, optaram por freqüentar as aulas preparatórias que lhes dá a oportunidade de prática extensiva na língua.

A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Universidade de Cambridge.

Sucesso! É o que acreditamos depois de tanto empenho!

Esportes

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Ao movimentar-se, a criança expressa sentimentos, emoções e pensamentos (ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais).

Atentos a essa temática, propomos as atividades desportivas como uma nobre forma de expressão sobre diferentes linguagens considerando as recomendações de cada faixa etária.

O esporte e a competição fazem parte do cotidiano, na infância e na juventude e propiciam movimentos e comportamentos cada vez mais específicos. Já na idade adulta o movimento harmônico e controlado é de grande importância para a saúde física e mental, proporcionando um prolongamento de uma vida mais saudável.

Nossa prática esportiva escolar propicia vivências que serão levadas por toda a vida. Partindo do trabalho em grupo, vivenciam na competição, situações de liderar e ser liderado, tomada de decisão, respeito às regras, superação de limites, diferenças individuais, controle de ansiedade, responsabilidade, confiança e frustração. Essas situações levam, naturalmente, ao desenvolvimento físico e comportamental em todas as etapas da vida.

Os professores que trabalham com o esporte utilizam recursos variados e, de forma lúdica, respeitam as diferenças de cada aluno.

Mantendo harmonia no grupo, melhor se desenvolverá o potencial de cada um. Paralelo às regras e aos exercícios necessários para o bom andamento do desenvolvimento corporal, a nova visão da educação física abrange, ainda, conhecimentos sobre o corpo humano.

Ao aluno cabe entender que o conceito de saúde satisfatória ultrapassa o sentido de ausência de doenças, buscando metas para elevar a qualidade de vida. Três vezes por semana, no mínimo, para um bom condicionamento físico. A prática de esportes realizada de forma consciente e planejada sem exageros ou adiamentos intermináveis deixa crianças, jovens e adultos bem dispostos, mais alegres, firmes em suas decisões e ações, além de despertar a responsabilidade pela coletividade, na medida em que respeitam normas e regras.

Fitness

RUNNING CLASS
O Running Class é um treinamento para melhorar a capacidade aeróbica e anaeróbica. A partir da orientação do professor e da motivação do grupo, você experimentará variações no ritmo da corrida, com pequenos intervalos para recuperação. Esta atividade é ideal para as pessoas que não se sentem seguras em correr na rua. A aula é estruturada com corridas intercalando caminhadas e alongamentos. Em uma aula, você poderá correr até 8 km e gastar, em média, 400 calorias.

LOCALIZADA
Uma das mais tradicionais formas de fazer exercício físico é a ginástica localizada. Sem dúvida nenhuma, ela é a campeã em número de participantes nas academias. Os exercícios priorizam cada segmento muscular e articular em uma sala de ginástica adequada, com muita música e agitação, para deixar os alunos no ritmo da malhação. O professor comanda os exercícios, as séries a serem feitas e as correções para a execução correta dos movimentos. A aula de ginástica localizada dura, em média, 40 minutos e deve ser feita, pelo menos, três vezes na semana para que os efeitos sejam percebidos no sistema muscular, nas articulações e no cardiorrespiratório.

AULAS DE JUMP
O Jump é um exemplo de exercício em que os “saltos” trazem muito resultado. Eles promovem o enrijecimento das estruturas musculares do corpo, melhoram a capacidade cardiovascular e possibilitam um alto gasto calórico, além das aulas serem muito divertidas. É uma atividade para todas as pessoas, com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

AULAS DE PILATES
Trata-se de um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural. Destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como um dos mais eficientes métodos de condicionamento físico. Os exercícios são realizados com poucas repetições e alta qualidade de execução, o que possibilita uma prática completa sincronizando, conscientemente, corpo e mente; melhorando a concentração e a flexibilidade. O Pilates proporciona uma queima calórica e uma significativa melhora na postura, eliminando maus hábitos e levando ao correto alinhamento corporal.

ALONGAMENTO POSTURAL
Um número cada vez maior de pessoas têm reclamado de dores na coluna, principalmente devido à má postura. Andar e sentar de forma errada causam vícios posturais que provocam danos irreparáveis ao nosso corpo. O objetivo principal é alinhar a postura, ao mesmo tempo em que a flexibilidade dos músculos é desenvolvida, retirando a tensão de quem trabalha por muitas horas em uma mesma posição. Exercícios de alongamento aumentam a flexibilidade, a amplitude de movimento e destacam-se pela reeducação postural global dos grandes grupos musculares, melhorando a agilidade, equilíbrio e resistência.

GINÁSTICA FUNCIONAL
Preparar o corpo para funções do dia a dia é o que promete a chamada ginástica funcional que está cada vez mais popular dentro e fora das academias. O treino funcional une exercícios de preparação física de vários esportes e o trabalho de reabilitação do corpo, sempre pensando em atender às necessidades de cada indivíduo.

GINÁSTICA AERÓBICA
A Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

AULAS DE PUMP
O Pump é uma modalidade mista, com atividades aeróbicas e exercícios com peso. É uma atividade completa e eficaz no combate a obesidade e a hipertrofia (modelar) muscular. Esta aula do treinamento de força e resistência, melhora a postura e propicia a desejada definição muscular. Utilizam-se anilhas e barras associadas a músicas através de combinações seguras e eficazes. Ficar em forma nunca foi tão prazeroso antes desta aula PUMP.

CHEERLEADERS
Animação de torcida é um esporte que usa rotinas organizadas de elementos da ginástica artística, de dança, e de “stunting” para serem apresentadas em jogos de times. O praticante de animação de torcida é chamado de cheerleader ou de animador(a).

AULAS DE STEP
São aulas que compõem condicionamento físico através de movimentos atléticos utilizando plataformas. Fácil de acompanhar, com combinações simples e divertidas. De forma motivante a auxilia no gasto de calorias, além de trabalhar coxas e glúteos o programa traz exercícios básicos para os braços e o tronco, de forma que o praticante possa fazer um trabalho completo, estimulando os grupos musculares importantes.

Tecnologia

Historicamente, a educação reflete as características de seu tempo e da sociedade na qual as instituições educacionais estão inseridas. O mundo, cada vez mais informatizado, passa por profundas transformações a cada instante, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento.

A Tecnologia propicia ao aluno vivenciar e experimentar novos meios e técnicas instrumentais de pesquisa e interação com o conhecimento. Em todos os cursos regulares, contamos com o apoio da tecnologia. Nossos laboratórios são equipados com softwares que complementam o acervo de recursos pedagógicos do Colégio, de acordo com a faixa etária.

Além da utilização como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem, contamos com softwares educacionais, lousa virtual, robótica educacional, tablet.

Desde a Educação Infantil, oferecemos cursos de robótica, que enfocam atividades relacionadas ao contexto pedagógico, mais um elo de vinculação entre a ótica pedagógica à tecnológica.

Convictos que a formação tecnológica deva permear todo o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com vistas ao mundo do trabalho, oferecemos também cursos de formação específica de softwares voltados à atividade profissional, de acordo com o interesse dos alunos.

Além dos laboratórios de tecnologia, dos recursos móveis disponíveis aos professores para o trabalho em qualquer ambiente da escola, contamos, em todas as salas de aula, com equipamentos multímidia favorecendo o acesso à multiplicidade de informações, bem como a autonomia dos professores e alunos em suas aulas.

 

Cursos

HTML (HyperText Markup Language)
É o termo que designa uma linguagem usada para criar documentos hiper-texto. O conceito de hiper-texto está associado a uma nova forma de documentos, compostos por texto formatado e ligações (links) a outros documentos.

COREL DRAW
Indicado para quem tem noções do Windows e do Office (Word, PPT e Excel). Trata-se da exploração de recursos desse software, que é uma solução gráfica do mercado. Profissionalmente, um usuário avançado, que conhece também o Photoshop, consegue criar outdoors, panfletos, folhetos e até livros.

PHOTOSHOP
Indicado para quem tem noções do Windows e do Office (Word, PPT e Excel). Trata-se da exploração de recursos desse software, que é uma solução para tratamento de imagens digitalizadas (edição de imagens digitais, incluindo o seu retoque, ajuste e melhoramento).

ANIMAÇÃO GRÁFICA – WEBDESIGN
Indicado para quem domina Corel Draw e o Photoshop. Trata-se da exploração das ferramentas dos softwares de criação e desenvolvimento de sites. Esses softwares são utilizados pelo mercado, desde os sites mais simples aos mais sofisticados.

Olimpíadas Educacionais

Em 2007, o Colégio Petrópolis iniciou o Curso Preparatório para as Olimpíadas Educacionais, em âmbito Estadual e Nacional, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de estimular o estudo, melhorar o aprendizado e descobrir talentos.

Com aulas diferenciadas, programação avançada para cada turma/série, aulas práticas nos laboratórios, nossos alunos se preparam para as seletivas dessas Olimpíadas durante todo o ano escolar.

Assim como os atletas no esporte, nossos jovens participam das várias etapas da seleção, até a premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além da menção honrosa, para os melhores colocados. Algumas dessas competições funcionam como um “trampolim” para as Olimpíadas Internacionais.

Os cursos preparatórios oferecidos pelo Colégio se concentram nas áreas de Física, Matemática, Biologia, Química, Geografia e Astronomia. Mais do que preparar os alunos para as competições, acreditamos que podemos despertá-los para os “mistérios” da ciência e tecnologia, além de proporcionar-lhes um investimento pessoal e, futuramente, profissional.