EDUCAÇÃO INFANTIL
Ensinar uma língua estrangeira para crianças é um grande desafio, mas deve ser também prazeroso para o professor.
Para a criança, o processo de aprendizagem deve ser significativo e divertido. (LEARNING + ENJOYMENT).
Crianças são repletas de energia e precisam ser incentivadas e orientadas para usufruírem adequadamente de seu tempo. O professor é responsável por pesquisar, selecionar, promover atividades e jogos variados e exercícios de fixação que lhe proporcionem aprender o novo idioma de forma lúdica e eficaz.
Na AQUARELA, as aulas de inglês são definidas como “hands-on”, quando os alunos são encorajados a participar ativamente das aulas.
Desenhar, colorir, cantar e dramatizar são rotinas que têm como objetivo motivar os alunos a aprender uma nova língua. Nesta faixa etária não é possível tratar a língua como futuro instrumento de trabalho, mas sim como algo significativo em tempo real.
O trabalho em grupo (group work) acontece o tempo todo – deixa-se claro a noção de cooperação que permeia toda a vida acadêmica e social.
Estimulamos, prioritariamente, o desenvolvimento da habilidade de compreensão e produção oral (listening/speaking), utilizamos variados recursos, entre eles, livros, levando-se em conta o conhecimento de mundo do aluno, sua capacidade de inferir, prever e associar.
A avaliação do processo de aprendizagem é feita no dia-a-dia, observando-se e valorizando-se as estratégias desenvolvidas como também a produção lingüística (on-going formative assessment).
Observa-se nessa fase, os diferentes estilos de aprendizagem (learning styles) que necessitam ser compreendidos pelo professor.
ENSINO FUNDAMENTAL I
Estudos mostram que ao iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira na primeira infância, as chances de se tornar proficiente será maior.
Neste sentido a motivação, o tempo e a qualidade de exposição à língua são imprescindíveis.
Em nosso Colégio promovemos atividades com o nível apropriado – propostas muito fáceis levam ao tédio e difíceis levam à desmotivação e desinteresse.
Nesse aspecto, o “fazer” concreto é muito importante para a fixação e daí a técnica do TPR (Total Physical Response) ser valorizada – alunos reagem fisicamente a um estímulo, tais como um comando ou indicação.
O professor tem o desafio de contemplar todos os estilos de aprendizagem (learning styles) por meio de atividades variadas que permitem aos alunos a retenção e processamento novas informações. Também instiga os alunos a desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagem.
Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).
A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis Aquarela, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Unidade de Cambridge.
Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.
ENSINO FUNDAMENTAL II
Conhecer a origem da língua inglesa, observar a influência que outros povos exerceram na sua formação, buscar compreender como e porquê esse idioma se tornou indispensável na atualidade e como influencia nossas vidas são alguns de nossos objetivos com os alunos dessa faixa etária.
Os professores preparam suas aulas com o objetivo de tornar a experiência ensino-aprendizagem positiva e significativa para os alunos e promovem atividades variadas e dinâmicas, envolvendo-os e motivando-os.
O aprendiz é protagonista e não espectador, e sua realidade faz parte do contexto em que a comunicação ocorre. Ensino e aprendizado são vistos como atividades que ocorrem num plano pessoal-psicológico.
Nossa proposta inclui:
Assuntos do cotidiano, evocados para tornar os exemplos mais claros e significativos;
Internet – tanto para exercícios como também para fonte de pesquisa. Sabemos que este é uma ferramenta eficaz, já presente no cotidiano dos adolescentes, promovendo assim familiaridade e interesse;
Revistas importadas que promovem a conscientização do aspecto cultural da língua – nesta fase o adolescente já é capaz de perceber a importância do aprendizado de uma língua estrangeira, para sua utilização futura na vida profissional e/ou social;
Adoção e exploração de livros paradidáticos que reforçam a importância da língua estrangeira – instrumento de ampliação de conhecimento de mundo;
Aulas preparatórias para exames internacionais – oferecidas para que os alunos conheçam melhor os exames e sintam-se mais seguros ao prestá-los.
Nosso colégio apresenta médias de aprovação superiores às médias nacionais.
Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).
Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.
Nas aulas de espanhol, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio utilizam material preparatório para o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), da Universidade de Salamanca.
Os alunos revisam e aprofundam todo o conteúdo gramatical que já estudaram, ampliam o vocabulário e se preparam para o exame utilizando simulados parciais.
Nas aulas de inglês, muitos alunos expressam interesse em prestar os exames de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e, por esse motivo, optaram por freqüentar as aulas preparatórias que lhes dá a oportunidade de prática extensiva na língua.
A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Universidade de Cambridge.
Sucesso! É o que acreditamos depois de tanto empenho!
ENSINO MÉDIO
Aprender inglês tem significados diferentes, nas diferentes fases da vida acadêmica.
Aprender inglês pode significar conhecer sua estrutura, saber formar frases interrogativas e negativas sem errar, memorizar os verbos irregulares, algum vocabulário, e até transformar frases para a voz passiva para atingir um bom resultado nas provas bimestrais e no vestibular.
Entretanto, queremos que nosso aluno esteja preparado, para falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar filmes e notícias da BBC ou da CNN, ter acesso a toda informação disponível na Internet, enfim, ser capaz de se comunicar, argumentar e defender seus pontos de vista.
O vestibular é o grande desafio desta fase. Contamos com material específico – ETAPA e ainda com livros especializados que preparam para os exames internacionais.
Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, organizamos e oferecemos turmas preparatórias para os exames internacionais de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e DELE (Universidad de Salamanca).
Enfatizamos aos nossos alunos a importância de aprenderem e atestarem seus conhecimentos em língua inglesa e espanhola nos exames internacionalmente reconhecidos.
Nas aulas de espanhol, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio utilizam material preparatório para o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), da Universidade de Salamanca.
Os alunos revisam e aprofundam todo o conteúdo gramatical que já estudaram, ampliam o vocabulário e se preparam para o exame utilizando simulados parciais.
Nas aulas de inglês, muitos alunos expressam interesse em prestar os exames de proficiência em língua estrangeira, KET, PET e FCE (Cambridge University) e, por esse motivo, optaram por freqüentar as aulas preparatórias que lhes dá a oportunidade de prática extensiva na língua.
A novidade de 2007 é que o Colégio Petrópolis, além de preparar seus alunos para os exames internacionais, agora sedia as avaliações da Universidade de Cambridge.
Sucesso! É o que acreditamos depois de tanto empenho!