A construção de um grande complexo educacional

A década de 80 foi marcada por profundas transformações no mundo. A educação tornou-se centro de muitos debates e pesquisas, principalmente no âmbito das questões sociais.

Conhecedora da importância dos preciosos momentos da infância, de suas influências na formação do cidadão e principalmente, atenta à contemporaneidade, Edna Maria Fiorelli Vasques Gaspar juntou sua vocação de educadora com seu objetivo de vida.

Nascia então, em 1986, a Aquarela - Centro de Desenvolvimento Infantil, sediada na rua Américo Brasiliense nº 325, em São Bernardo do Campo.

O espaço físico foi adaptado para receber os primeiros alunos e funcionários. O ambiente interno aproximava-se da idéia de uma casa, com colorido alegre, como se a escola fosse uma extensão do próprio lar das crianças...

O trabalho pedagógico iniciava-se sob a ótica da Psicologia, preparando os alunos para a vida em sociedade, livre do tolher da individualidade. A aprendizagem ocorria a partir das descobertas das próprias crianças, sendo o ambiente escolar um local de pesquisa, experiências e socialização de idéias. A qualidade do trabalho desenvolvido da escola de Educação Infantil ocasionou um crescimento diferenciado, rápido e exponencial, desde os primeiros tempos.

No ano de 1992, teve início a primeira grande expansão da Aquarela, com as matrículas para a 1ª. série do Ensino Fundamental. Nos anos seguintes, a ampliação seguiu em ritmo gradativo.

Em 1995, os mantenedores uniram-se ao Programa Pueri Domus Escolas Associadas e, em 1996, o Ensino Fundamental mudou para o novo prédio, situado à Av. Pery Ronchetti, 890, no bairro Nova Petrópolis, com uma estrutura grandiosa.

Crescendo junto com seus alunos, o Colégio Petrópolis iniciou suas atividades no Ensino Médio no ano de 2000.Já em 2001, foi inaugurada a Unidade II, comemorando seus 15 anos de existência.

Sempre pronto a enfrentar o desafio de ser uma grande escola, sem perder de vista a qualidade na formação do ser humano, o Colégio Petrópolis Aquarela, em 2002, investiu em novas instalações para a Educação Infantil.

A escola, que começara com apenas um aluno, na Américo Brasiliense, mudou de endereço para a Alameda Dom Pedro de Alcântara, 175, no bairro Nova Petrópolis, com mais de 350 alunos e com instalações que com certeza, nos remetem a um mundo encantado.

A Educação Infantil fundamenta sua proposta pedagógica na linha humanista e na construção do conhecimento, pautada nos três eixos principais: o conhecimento de si e do outro, o movimento e o brincar.

Em 2006, uma nova parceria: o Sistema Educacional ETAPA no Ensino Médio. Um enfoque centrado no forte preparo para os vestibulares mais concorridos do país, sem o descuidar da formação para a vida, para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.

O Colégio Petrópolis Aquarela, da Educação Infantil ao Ensino Médio, cria condições para o desenvolvimento das habilidades e competências individuais e sociais necessárias no mundo atual, com um currículo amplo e ousado, sempre direcionado à frente de seu tempo e indicando caminhos para o hoje e o amanhã. Acreditamos na educação eficaz, transformadora do ser humano e originária de um cidadão consciente e atuante, protagonista de dias melhores em nossa sociedade, em nosso país.

Agradecemos a confiança de nossa comunidade escolar, com mais de 1000 famílias e, convidamos você, que busca um ensino de qualidade, a nos conhecer.