Ensino Médio

Nosso curso é planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito humano, referencial desta última etapa da Educação Básica.

O ensino médio configura-se como um momento em que necessidades, interesses, escolhas, curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados, produzindo aprendizagens socialmente significativas. Pressupõe uma formação básica e abrangente na qual o aluno do Colégio Petrópolis alcançará um patamar máximo em termos culturais que servirá para o prosseguimento, aprofundamento e especialização na área profissional escolhida.

O objetivo curricular maior do Ensino Médio é instrumentalizar, fornecer ferramentas e subsídios para que os alunos estejam aptos a seguir qualquer projeto de vida com brilhantismo e uma rica bagagem cultural. A integração e o preparo pessoal do adolescente dentro do mundo em que vive e pelo qual é responsável, faz parte de nosso trabalho, além de qualificá-lo para o ensino superior e capacitá-lo a cursar os cursos escolhidos nas melhores instituições.

Destacamos em nosso currículo a educação tecnológica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

Quanto aos vestibulares, orientamos para que o aluno adquira critérios atualizados, válidos e seguros para a escolha de sua futura profissão. Sinalizamos universidades que estejam em consonância com seu projeto de vida e a dimensão que busca na carreira. Inúmeros simulados para vestibulares são realizados durante o ano e o plantão de dúvidas é permanente, para o aprofundamento de estudos e solução de dúvidas com vistas ao apoio de sua aprendizagem.