“Em tempo de avanços tecnológicos, faz-se necessário pensar novos contextos para se ensinar a ler e a escrever. “(Gastaldi)

Pensando neste aspecto e no objetivo de desenvolver, juntamente com a parte acadêmica, o letramento digital, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental foram convidadas a produzirem seus textos usando os computadores.

A produção de textos no computador é uma proposta que traz outras possibilidades e outros desafios que não eram tão explorados ao se escrever manualmente.

A edição de texto é um exemplo: quantas vezes as crianças precisavam escrever e reescrever até concluir uma versão final de seu texto?

Provavelmente, um número de vezes suficiente para achar que a escrita é uma
tarefa repetitiva sem sentido.

Já os editores de textos permitem um outro tipo de acabamento e, por isso mesmo, uma forma de as crianças irem além, de produzirem mais e melhor.
Podemos voltar à produção para revisá-la e corrigi-la com maior agilidade, cumprindo seus propósitos iniciais.

Proposta: partindo de um banco de palavras e usando o campo semântico de acordo com temas escolhidos pelos próprios alunos, estudamos a estrutura textual e descobrimos grandes talentos em nossa sala de aula.